Londres: British Museum  

Posted by carlos in

Não iria embora da cidade sem antes visitar o British Museum. Além de gratuito, possui provavelmente uma das maiores coleções egípcias/assírias do mundo, por razões imperiais óbvias. Como não deu tempo de visitar tal coleção no Louvre, acabei focando a visita ao British apenas nesta parte, pois prá variar cheguei no museu tarde.

Dentre outras pérolas, a Pedra da Rosetta lá se encontra, capa do álbum (não a foto inicial do slideshow). Felizmente, fotos eram permitidas e o álbum abaixo tenta mostrar um pouco da coleção.



Impossível tirar da cabeça que impérios continuam faturando em cima das obras de arte, cultura e história dos países que pilharam. Fato, aliás, que não se restringe ao passado. Quantas obras pilhadas do Iraque na invasão do tio sam foram e estão sendo negociadas mundo afora por fortunas e, cedo ou tarde, acabarão em museus, onde iremos então apreciá-las, entre sentimentos de raiva e admiração.

Lembro-me de um 'movimento' pedindo que todas as obras e monumentos pilhados de ex-colônias fossem a elas devolvidos, desde Inglaterra, USA, Europa, de onde quer que fosse. Imagine-se o buraco que causaria na indústria de turismo desses atuais e ex-impérios.

This entry was posted on quarta-feira, agosto 12, 2009 at 11:31 AM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário