Marseille: natureza maravilhosa ao redor  

Posted by carlos in

Começa o capítulo França da viagem. Além obviamente de Paris, e de algum ponto ao Sul margeando o Mediterrâneo, não fazia muita idéia de qual outra cidade também deveria visitar. Acabei sendo levado pelo trajeto do TGV (trem de alta velocidade), com uma linha que cruza sul-norte do país.

Decidi então ir de Barcelona a Marseille. No caminho, vistas já de tirar o fôlego, com o trem passando ao largo dos Pirineus, entrando na França, e cruzando várias pequenas cidades/vilas margeando o Mediterrâneo até chegar em Marseille. Se fores de condução própria visitar a região, faça o que eu adoraria ter feito e, acredite, não se arrependerá: dirija sem rumo pelas estradas margeando o mar, e vá parando conforme 'der na telha'. Passarás por praias quase desertas, cercadas de uma natureza fantástica, e outras pérolas escondidas.

Já em Marseille... Marseille... amor e ódio nessa cidade: não consegui achar um albergue por simplesmete não ter achado um ponto com internet quando cheguei na cidade, nem mesmo na estação. Esse meu esquema de viajar assim, sem quase nenhuma programação, nunca tinha dado problema até aqui. Simplesmente chegava na cidade, facilmente achava um net cafe (na própria estação, invariavelmente) e caçava um albergue prá ficar; claro, às vezes sorte às vezes azar na escolha, mas... é parte da aventura!

Já em Marseille (e mesmo Paris, como percebi depois) net cafe's não são assim tão numerosos; e quando os acha, são caríssimos. Pois bem, tive que ficar perambulando pela cidade até achar um hotel barato, e acabei pagando 40 euros a noite, sem nada incluído.

Passado o stress e todo o tempo perdido, fui conhecer o principal: o Porto Antigo e subir a colina em que se localiza a Basílica de Notre Dame de la Garde, de estilo Bizantino. O vislumbre que se tem do topo da colina felizmente recompensou o stress, como espero que o álbum abaixo transpareça... Todas aquelas montanhas ao redor, o Mediterrâneo a frente, e outro magnífico pôr do sol já a beira-mar... inesquecíveis!

Na França, fiquei em dúvida se esse esquema maluco de chegar em dada cidade e escolher em meia hora virtual um lugar prá dormir não trará problemas demais. Os próximos rumos/países dirão se essa experiência francesa (o mesmo aconteceu em Paris) será exceção ou regra.

This entry was posted on segunda-feira, agosto 10, 2009 at 8:10 AM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário