Belfast, cidade ainda dividida  

Posted by carlos in

Hora de ir visitar a irmã ao Norte. Para ir de Dublin a Belfast, pela primeira vez nesta viagem maluca peguei um onibus. Fiquei nesse hostel da YHA, bem tranquilo. A diferença entre essas duas capitais é imensa, palpável, e, se alguém tiver dúvida, mostra como independência faz bem à pele. E como uma cidade de alma amordaçada, embora vivendo atualmente uma relativa calma, deixa transparecer uma tristeza difícil de explicar.

Embora seja apenas parte de um passado recente, que boa parcela da população parece mesmo querer que se apague da memória, visitar o Muro da Paz é obrigatório. O muro foi construído para separar as duas comunidades na guerra civil que se instaurou na capital da Irlanda protestante, na parte oeste da cidade, onde o sectarismo era (e ainda é) mais intenso. De um lado, os partidários do Sinn Fein (que de certa forma deu origem aos guerrilheiros do IRA), querendo uma Irlanda do Norte independente e reunificada com a irmã ao sul (independente desde 1922); de outro, os unionistas, que defendiam a permanência da Irlanda do Norte como parte do Reino Unido, contando obviamente com o suporte da Rainha, e os grupos paramilitares que eles criaram.

Acho que todos devem conhecer um ou outro dos vários atentados e atrocidades dessa disputa (de ambos os lados), talvez o mais famoso seja mesmo o Domingo Sangrento cantado pelo U2 (que de fato ocorreu em Derry, em 1972, quando dezenas de civis participando de um protesto foram mortos por soldados britânicos). Bom, chega de escrever, no próximo post as fotos.

This entry was posted on domingo, setembro 06, 2009 at 6:38 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário