Roma, perdendo-se pela cidade  

Posted by carlos in

Como meu tempo em Roma estava terminando, tirei um dia para visitar outros pontos da cidade, outros monumentos antigos e mais recentes. Neste último album, um passeio pelos centros atual e histórico, além da Piazza Navona com a Fonte dos 4 Rios, do Pantheon (reconstruído em 125 AD pelo imperador Hadrian e tido como a relíquia mais bem preservada de Roma antiga), da Fontana Trevi (certamente a fonte mais famosa do planeta, centralizada por uma estátua de Netuno), e vários outros pontos (piazzas, igrejas, ...) espalhados pela cidade. Impossível ir à fundo em uma cidade com tanta história, em tão pouco tempo; mas a retina ficou impregnada de tudo o que eu pude curtir! O albergue foi este aqui, nada de grande coisa, mas muito próximo ao terminal principal de trem.



Estava chegando à metade de minha viagem. De Portugal a Itália, 23 países de norte a sul por toda Europa ocidental, via trem (e alguns barcos) em pouco mais de 3 meses, sem quaisquer problemas de visto, dentro e fora da área Schengen. Minha idéia era tentar conseguir o visto Russo (ainda necessário) no consulado em Roma, arrumar um vôo low-cost Roma-Moscou, depois trem Moscou-São Petersburgo, e então iniciar a segunda metade da viagem, descendo dos países Bálticos e percorrendo toda Europa oriental e Balcans até chegar a Grécia e Turquia (sempre por trem), decidindo depois o que faria a partir daí.

Porém, não foi possível conseguir o visto pois ele ia demorar muito, e tive que repensar o já incerto roteiro. Tomei um trem Roma-Ancona, cruzando toda a ´bota` quase em linha reta. De Ancona, saem os ferries para a Croácia, cruzando o mar Adriático numa viagem overnight. Foi o que decidi: inverter a segunda metade da viagem, iniciando pelo Balcans, descendo até Turquia, e de lá subindo até os países Bálticos, aonde tentaria de novo o maldito visto Russo, já às portas Russas.

Este não é certamente o itinerário mais enxuto, mas pouco importava: só queria dar um rumo e deixar o vento (e o trem) me levar! O ruim seria que acabaria chegando no norte em pleno inverno. Neve não estava em meus planos iniciais (até por isso fiz minha tour pela Escandinávia na primeira metade da viagem), mas sem stress, depois de 4 anos de Canada isso não seria problema algum!

Pois bem... rumo ao porto de Ancona e à costa Adriática! Destino inicial: Split, Croácia.

This entry was posted on segunda-feira, julho 05, 2010 at 3:59 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário