Copenhague e os primeiros dias em terras Vikings  

Posted by carlos in

Pois bem, de Amsterdam fui a Copenhague cruzando o norte da Alemanha num trem noturno. Viagem bem legal, dividindo a cabina com 2 garotas turcas, uma holandesa que já tinha ido ao Brasil, e um cara de Hamburgo que trabalha divulgando festivais de cinema pelo mundo. Papo legal e, a certa altura, eu morrendo de fome (pois achei que haveria um vagão-restaurante no trem e fui viajar sem comer) e as garotas turcas tiraram um pacote de pão e outro de mortadela da mochila, e compartilharam um lanche comigo. Como a vida é simples, isn't it?
Assim começava minha estada pelos países da Vikingland, e da face Luterana do velho mundo.

Os dinamarqueses costumam enfatizar que são a monarquia mais antiga do mundo, embora eu não entenda qual o motivo do orgulho. De toda forma, Copenhague é bem bonita mesmo, organizada, e muita arquitetura decente e bem particular. Além dos vários museus retratando toda a história viking, sua expansão de outrora, e as nem tão distantes lutas com Suécia e Noruega, países que partilham muito da mesma história. Por lá, fiquei neste hostel aqui, super decente. A chuva quase não deu trégua, mas fui me meter assim mesmo e conhecer um pouco da cidade.

Neste primeiro album, fotos do Museu de História Natural e seu jardim, e dos prédios de governo como o Amallienborg, o Rosenborg Palace e o King's Garden. Mais pro final, o foco é a lindíssima área da Fortaleza Kastellet, aonde também a escultura de Little Mermaid (um cartão postal bem xoxo) se encontra.



Já no segundo album, dentre outros, a visita ao observatório europeu mais antigo ainda em utilização e a ótima visão panorâmica de seu topo; inclusive, dá para se ver a famosa ponte Oresund, e parte de seus 16 km, ligando a Dinamarca a Malmo, na Suécia, que eu mais tarde cruzaria; uma dessas obras primas da engenharia humana. Seguindo, fotos das ruas e dos prédios margeando os canais (claro que não tão especiais como os de Amsterdam), além de outro cartão postal, o parque de diversões Tivoli.



Fui conhecer também, enquanto ainda existe, a área de Christiania, o 'estado livre' dentro de Copenhague. Essa área era uma base militar, que foi desativada, e tomada por hippies e afins que vivem em comunidade. Há muito o governo tenta fechá-la, e parece que não vai durar muito para que consiga; além da questão do uso de drogas, a pressão do boom imobiliário quer engolir toda a área.

De Copenhague, hora de me meter de vez Escandinávia adentro. Destino: Suécia.

This entry was posted on quarta-feira, novembro 11, 2009 at 6:07 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário