Berlin, uma cidade instigante  

Posted by carlos in

Continuando o mergulho na imensidão, fui a Alexanderplatz, região também central da cidade. Igreja Marienkirche (século XIV), a torre de TV (segunda estrutura mais alta da Europa), o Red City Hall, o chafariz de Netuno, e margeando o rio Spree até a magnífica Catedral de Berlin, de tirar o fôlego tanto por fora quanto por dentro, construída apenas no fim do século XIX e também atingida na segunda guerra. Em seu subsolo, as criptas de monarcas de dinastias passadas, e de seu domo uma visão fantástica da cidade.



De fato, a catedral se localiza na ilha Spreeinsel, no rio Spree. Na mesma ilha, se localiza o complexo de museus Museusinsel. Também afetados na segunda guerra, boa parte do complexo se encontra em restauração. Seguindo o rio, passa-se pela região em que os prédios administrativos da nova capital se encontram, tudo de vidro nas duas margens do rio, até se chegar ao Bundestag (Parlamento). Por essa mesma área está o Portão de Brandenburgo, símbolo da Alemanha e por onde tanto de sua história passou. De lá, eu quis caminhar a avenida 17 de Junho, maior conexão leste-oeste da cidade, até chegar a Coluna da Vitória, linda estátua comemorando a vitória Prussa em suas guerras de unificação no século XIX. No caminho, passa-se por Tiergarten, um parque em se encontra em dos vários memoriais aos milhares de soldados Soviéticos mortos na liberação de Berlin.



Em meu último dia na cidade, fui a vizinha Potsdam conhecer seus palácios: Sanssouci Charlottenbourg, Orangerie, e seus jardins. O primeiro construído por Frederico William II, e os dois últimos por F. William IV, ambos reis da Prussia. A visita a Potsdam se encontra no album abaixo, juntamente com uma homenagem póstuma ao par de tênis que me acompanhou até então, destroçado; e os peixinhos do aquário do Wellington...



É preciso muito mais tempo prá se mergulhar devidamente em Berlin, não só em sua história, mas em seu povo e contrastes mais recentes. Mesmo assim, saí de lá muito contente por ter conhecido tudo aquilo. Antes de ir a Munique, a próxima parada seria em território Tcheco: Praga!

This entry was posted on domingo, dezembro 27, 2009 at 7:43 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário