Vaticano, capital política e financeira do cristianismo (ah, religiosa também)  

Posted by carlos in

Enfim, Roma. Como ir a Itália e não parar dias em Roma, conhecer de perto as ruínas do império de outrora e conviver com o povo de hoje no dia-a-dia. Estereótipos à parte, a identificação com os Italianos, nas ruas, é fácil e direta. Talvez por eu vir de uma região abarrotada de imigrantes, o fato é que por vezes você se sente em parte do interior ou na capital de SP, com aquele típico trejeito exagerado, às vezes estabanado, cheio de gesticulação, seja no bar, na padaria, na estação, nas ruas. Maior cidade e capital da Itália unificada desde 1870, cortada pelo Rio Tiber, Roma tem caráter tanto Renascentista quanto Barroco.

Em termos de história, religião, política, arte, desde mais de 2000 anos atrás, difícil achar algo na chamada civilização ocidental que não tenha se originado de Roma (boa parte por sua vez oriunda da Grécia) e de sua expansão imperial por quase toda Europa, Norte da África e Oriente Médio. Eu não vou me atrever aqui a ficar discorrendo sobre sua história, até porque não é essa a idéia do blog. Teria-se praticamente que escrever sobre toda a história do Ocidente, e seus diversos ´encontros` com o Oriente, até chegar ao que somos hoje do lado ´de cá` do mundo.

Desnecessário dizer que o cristianismo se tornou uma de suas principais armas de conquista, e através dos séculos praticamente todos os reinos e povos pagãos de outrora, Celtas, Vikings, e todo o caldeirão de povos bárbaros da Europa (bárbaros eram os romanos!) assimilaram, à força ou por conchavos políticos entre seus monarcas, o maldito monoteísmo. Por isso, acabei começando minha exploração por essa entidade bizarra encravada em Roma, o Vaticano.

Engolindo a repulsa por toda aquela opulência, tomei uma pinga e fui tirar minhas fotos. Também foi preciso fazer de conta que não imagino a fortuna que eles tiram do turismo; são três visitas, catedral, domo, e cripta, cada uma pago em separado, e zilhares de fregueses todo, literalmente, santo dia. Procurei na net: cerca de 4.5 milhões de turistas anualmente, a cerca de 20 euros a cabeça, são simbólicos 90 milhões de euros ao ano! Em breve, serão 1 milhão de reais ao dia! Dá prá pagar bastante advogado nos casos de pedofilia divina.

Bem, divirtam-se, de graça, no album abaixo. Primeiro, os arredores e o exterior da Basílica de São Pedro, depois seu interior que, diga-se, cumpre seu papel: te causar aquela sensação de você ser a coisa mais insignificante da galáxia. Imponência versus impotência. Inegável que tudo o que se encontra lá dentro é, digamos, artisticamente, fascinante. Também fotos da cripta papal onde, além de papas, há tumbas de realezas ou de descendentes de sangue azul, dados os inúmeros conchavos políticos patrocinados pela igreja. Vale lembrar que a construção da Basílica levou décadas, sendo financiada com dinheiro das indulgências, o que levou um certo Lutero a escrever suas ´95 Teses`, ponto de partida da Reforma e do Protestantismo. Vale também lembrar que grande parte de suas obras (pinturas, esculturas) foram feitas pelos mestres da Renascença Italiana já que, além dos Florentinos Medici mencionados no post sobre Florença, os papas eram outros grandes patrocinadores destes artistas.



Deixei as fotos panorâmicas a partir do domo para outro album. Mais outra pinga na saída das fronteiras Vaticanas, e pronto para conhecer Roma!

This entry was posted on domingo, janeiro 03, 2010 at 9:29 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário