Florença, e o eterno sopro do Renascimento  

Posted by carlos in

De Veneza, o trem me trouxe até Florença, outra cidade carregada de história e arte que transcendem em muito a própria Itália. Berço e capital da Renascença Italiana, em seu auge uma das cidades mais ricas do mundo, sob a tutela da dinastia Medici.

Outra cidade-estado Italiana, assim como Veneza, sua república foi fundada no século XII, com a família Medici tomando o poder em 1434; seu domínio durou até 1737, com alguns períodos descontínuos, quando os tentáculos da dinastia dos Habsburg também aportaram por aqui. A riqueza dos Medici foi uma das grandes responsáveis pelo desenvolvimento do Renascimento Italiano, pois ela financiava, goste-se ou não, todas as formas de arte na época. Por exemplo, durante seu reinado (1469-1492), Lorenzo de Medici, `o Magnífico`, patrocinou Da Vinci, Michelangelo, Boticelli, dentre outros. A influência dos Medici e de sua Florença foi capaz de eleger quatro Papas da família entre os séculos XV-XVI, inclusive um filho de Lorenzo, papa Leo X. Desta sabida origem mecena, Florença foi berço ou lar adotivo, dentre outros, de Dante, Boccaccio, Botticelli, Machiavelli, Michelangelo, Donatello, e Galileo Galilei.

Inegável a herança cultural e artística que Florença desempenha no mundo ocidental; hoje em dia, obviamente, a cidade continua a expor e explorar tal herança, em seus inúmeros museus, esculturas, arquitetura, basilicas, teatros, óperas. No album abaixo: a Basilica di Santa Maria del Fiore, ou simplesmente Domo ou Catedral de Florença, junto com seu Campanário e Batistério; a Basilica di San Lorenzo com sua Capela Medici, onde jazem os principais mandatários Medici; a Basilica di Santa Croce, onde jazem Michelangelo, Galileo, e Machiavelli, dentre outros; a medieval Ponte Vecchio sobre o Rio Arno; as margens do Rio; a Galeria Uffize, no Palazzo degli Uffizi, um dos museus de arte mais velhos e famosos do mundo, iniciada em 1560 para Cosimo I de Medici; o Palazzo Vecchio, atual town hall, e as estátuas fabulosas em sua Piazza della Signoria, além da Piazza della Repubblica.



O albergue em que fiquei foi este aqui. Florença é de fato visita obrigatória. E com um enorme arrependimento, não pude entrar no Uffizi pois cheguei na hora do fechamento; e no dia seguinte já retornaria a estrada: Roma!

This entry was posted on domingo, janeiro 03, 2010 at 7:25 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário