Montenegro, o país mais novo do mundo  

Posted by carlos in

Ao sair de Belgrado, a idéia inicial era pegar o trem reto pro sul; passaria por Pristina, em Kosovo, e logo após chegaria a Skopje, na Macedônia. Porém, a fronteira entre Sérvia e Kosovo continua fechada. O jeito foi pegar o trem na linha Belgrado-Bar, e chegar em Montenegro. O trem parava na capital Podgorica, mas fui firmemente aconselhado a nem perder tempo por lá, por ser bem entediante. Segui os conselhos e fui até o fim da linha, em Bar, de volta à costa Adriática. Havia estado há pouco bem próximo dali, em Dubrovnic, na Croácia. Tinha em mente visitar duas cidades do litoral Montenegrino, Kotor e Budva. Uma vez em Bar, há muitos miniônibus que conectam todas as cidades e vilarejos da costa, que se estende por menos de 300 km.

Se já tinha ficado pasmo diante de toda a beleza Adriática na Croácia, Montenegro consegue ser ainda mais belo e pitoresco, possuindo ainda um ar meio virgem em termos de turismo, mesmo que esta já esteja se tornando uma das principais indústrias do país. O nome do país vem das fantásticas negras formações montanhosas que perfazem seu litoral; Monte negro foi o nome adotado pelos Venezianos quando de sua hegemonia pelo Adriático. Só de se viajar entre os vilarejos antigos e bem preservados, litoral de um lado, montanhas do outro, já seria recompensante; mas claro que me joguei longos dias por suas praias e subi umas montanhas. Para completar o alto astral, na saída deste albergue em Kotor para este albergue em Budva, acabei conhecendo uma turma que ia seguir por parte de meus rumos também. Por algumas semanas, juntei-me então a Carly, Enid, e Luís; Austrália, Canada e Espanha. Tivemos momentos bem legais juntos, até a Bulgária!

Montenegro, o minúsculo e mais novo país do mundo, com cerca de 650 mil habitantes, foi o último a se separar da Sérvia e do que restara da Iugoslávia, em junho de 2006; suas histórias são bem entrelaçadas. Depois que os Eslavos aportaram nos Balcans ao redor do século VI formaram um povoado, Duklja, no atual território Montenegrino; Duklja conquistou sua independência dos Bizantinos em 1092, mas caiu sob domínio Sérvio em 1186. Assim como Sérvia, Montenegro tornou-se independente do império Otomano em 1878, pelo tratado de Berlim; seu primeiro rei, Nicolau, foi proclamado em 1910 mas seu reinado durou apenas até 1918, com o fim da primeira guerra mundial e do império Austro-Húngaro.

O país foi então anexado ao que viria a se tornar a Iugoslávia; na segunda guerra, assim como a Croácia, foi parar em mãos italianas. Depois das demais quatro ex-repúblicas iugoslavas votarem pela soberania entre 91-92, Montenegro permaneceu atado à Sérvia até 2006, embora desde a queda de Milosevic em 2000 estivesse se afastando politicamente dos vizinhos. No plebiscito pela separação, apenas 55.5 % votaram pelo sim, somente 0.5 % acima do mínimo exigido para o reconhecimento desta nova nação.

Pois bem, feita a introdução, voltemos ao que interessa no próximo post!

This entry was posted on terça-feira, julho 20, 2010 at 11:15 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário