Goreme, o lugar mais surreal que vi na vida  

Posted by carlos in

Saindo de Ankara puto da vida por ter perdido tempo e dinheiro em ter ido até lá tentar o visto Sírio, sem conseguir, o jeito foi seguir viagem e ver o que aconteceria na fronteira Turquia-Síria por terra. No caminho iria conhecer Goreme, na região Turca da Capadocia. Esse é simplesmente o lugar mais surreal que eu já visitei no planeta; não acreditaria se só visse na TV. As duas maiores cidades da área são Kayseri e Nevsehir, a partir de uma delas pega-se outro ônibus para a menor Goreme e seus 2500 moradores.

Capadocia, por sua vez parte da Anatólia, e centrada no distrito de Nevsehir, possui belezas naturais e heranças históricas por qualquer de seus povoados, sem contar as menções bíblicas e as inacreditáveis cidades subterrâneas em que cristãos se escondiam nos primeiros séculos DC; mas acima de tudo, o que atrai são suas formações geológicas características, os fairy chimneys, surreais casas-e-igrejas-em-cavernas pré-históricas que seus antigos moradores talharam nas rochas, nessas chaminés vulcânicas que evaporaram do solo milhões de anos atrás e que deram origem à diversas formações de pilares e minaretes na rocha porosa. Goreme fica encravada no vale das chaminés.

Ainda hoje muitas dessas estruturas são habitadas, algumas sendo igrejas na rocha com afrescos Bizantinos dos séculos IX-XI, mas a maioria se perde por gigantescos e coloridos vales quase extra-terrestres abarrotados de chaminés e cercados de montanhas de caminhada obrigatória. Inclusive os hostels e hotéis são em geral nessas ´cavernas-chaminés`; eu fiquei neste aqui, e passei dias me surpreendendo e explorando as imediações. Pegar uma das inúmeras tours do lugar é inevitável se você quiser conhecer mais locais pitorescos espalhados pela área, que distam alguns quilômetros entre si e perfazem um patrimônio natural e histórico da Unesco. Goreme, junto às próximas Urgüp, Uçhisar, Ortahisar e Avanos, definem uma pequena área a ser devidamente explorada; visões panorâmicas há em excesso! Não dá para descrever nem as paisagens mais gerais nem as mais locais. É um lugar que precisa ser visitado, e eu confesso minha ignorância em mal saber dele antes de entrar na Turquia.

Um parágrafo para uma longa história. Os primeiros registros datam do século VI AC, dos reis Persas Dario e Xerxes, quando a Capadocia era um país do império Persa, cuja capital era Caesarea (atual Kayseri); próximo a essa cidade, ficam as ruínas de Hattusa, a capital do império Hitita entre os séculos XVII-XII AC que então dominava a área. Após sua conquista por Alexandre O Grande no século IV AC, os Seleucidas se tornaram constante causa de atrito, até que a Capadócia foi conquistada pelos Romanos no século I, tornando-se parte do império Bizantino após a divisão Roma Oriental-Ocidental em 395. Os conflitos passaram a ser com os vizinhos Persas Sassanidas; quando os mesmos foram conquistados pelos Turcos Seljuk, o nascente império Otomano logo veio a tomar conta da Capadocia e toda Anatólia (detalhes nos posts iniciais de Istambul). As cidades subterrâneas, que já haviam sido morada dos Hititas séculos atrás, foram descobertas e aumentadas pelos cristãos perseguidos nos primeiros séculos DC. Havia até antes da primeira guerra mundial uma enorme população Armênia que migrou para a Capadocia após o avanço dos Seljuk em solo Armênio e, ortodoxos, deram origem a um dialeto Grego-Capadocio hoje incomum.

AVISO: Goreme e seus arredores na Capadócia é a sétima localidade cujas fotos se perderam no assalto que sofri em Jerusalém (detalhes no post daquela cidade, posterior); perdi um mês de fotos sem backup. Para não ficar só na descrição, seguem abaixo alguns links da net, fotos de terceiros.

http://fiveprime.org/hivemind/Tags/cappadocia

http://www.trekearth.com/search.php?phrase=goreme&type=&x=20&y=13

http://photos.igougo.com/pictures-l18126-Goreme_photos.html

http://www.tripadvisor.co.uk/LocationPhotos-g297983-Goreme_Cappadocia.html
http://www.galenfrysinger.com/cappadocia_turkey.htm



Re-repetindo: Goreme e suas vizinhanças foi o lugar mais fantástico de toda minha viagem, talvez por eu não ter conhecimento prévio, sei lá. Minhas retinas vão retê-la e a memória mantê-la pelos meus dias. Infelizmente, o tempo é carrasco e estava na hora de me mandar à fronteira Síria descobrir na pele como seria o início de minha descida pelo Oriente Médio!

This entry was posted on segunda-feira, agosto 09, 2010 at 11:58 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário