Romênia, os três Principados que a originaram  

Posted by carlos in

De Istambul, era hora de subir de novo rumo norte até mais tarde chegar à Rússia, onde iria tentar pela segunda vez o visto; o plano inicial era ter conseguido o visto na Itália, pego um vôo até a Rússia antes do inverno chegar, e de lá descer pelo leste Europeu e Balcans. Como não o consegui, precisei inverter tudo e depois de ter passado pelos Balcans até chegar em Istambul, ia pegar então o trem rumo norte e cruzar toda Bulgária até chegar na Romênia. Havia passado por Sofia antes, e tinha em mente parar de novo na Bulgária, na sua costa do Mar Negro; mas já era quase natal, e insistiram que seria inútil ir à costa naquela época invernal.

Acabei acatando e fui reto então até Bucareste, primeira parada em solo Romeno. Ao descer do trem, vi o clima que me acompanharia até os países Bálticos semanas depois: um frio de arrebentar, nevasca atrás de nevasca, tudo por ter tido que inverter o itinerário na tentativa de entrar na Rússia.

A Romênia é outro país singular. Localizada ao norte da já ultra complexa península Balcânica, é o unico país Latino de todo leste Europeu (e único Latino a professar a fé Ortodoxa), seu nome sendo uma óbvia derivação do Império Romano. Suas terras se localizam no antigo território Romano da Dácia; os Dácios foram conquistados pelo imperador Trajano entre 101-107, a partir de onde assimilaram e adaptaram a língua do invasor. A Dácia Romana foi aos poucos sendo dividida com a chegada de novos invasores, como Godos (século III), Hunos (século IV), além de Gepids, Avars, Pechenegs e Cumans entre séculos V e VIII, época também da chegada dos Eslavos, que vieram a colonizar todo Balcans além de disseminar a sua Ortodoxia. Essa região acabou sendo anexada pelo Império Búlgaro entre os séculos IX e X, até que o mesmo foi conquistado pelos Bizantinos.

Já o que se passou a partir do século XI em diante varia conforme o principado. A Romênia de hoje é uma fusão de três antigos principados (voivodes): Walachia ao sul, Moldávia a Nordeste, e Transilvânia a Noroeste rodeada pelos Cárpatos. A Transilvânia caiu em domínio do Reino Húngaro no ano 1003, nele ficando até 1526; no século XIII também sofreu invasões Mongóis. Entre 1571 e 1711, o então Principado da Transilvânia caiu em controle Otomano, embora gozando de certa autonomia. Depois de 1711 (de fato, da batalha de Viena em 1683) os Habsburgos adquiriram o território, mantendo sua autonomia, até que em 1867 ele foi reabsorvido pelo recém-formado Império Austro-Húngaro.

Já os outros dois principados saíram do domínio Húngaro mais cedo; a Walachia em 1290, com Besarab I, e a Moldávia em 1346, com Bogdan I. No século seguinte, ambos caíram em tutela Otomana (1415 e 1498, respectivamente). O domínio dos Otomanos durou até 1859, quando os Principados de Walachia e Moldávia foram unidos no embrião do atual estado Romeno por Alexandru Ioan Cuza, com a capital em Bucareste. Sua independência só veio a ser reconhecida em 1878 depois da guerra Russo-Turca, anos após um golpe de estado ter deposto Cuza e feito surgir o Reino da Romênia cujo rei, Carol I, era oriundo de uma dinastia Alemã; em troca do reconhecimento, a Romênia cedeu a parte leste da Moldávia aos Russos, e ganhou a pequena região de Dobruja na margem sul do Mar Negro.

(continua...)

This entry was posted on segunda-feira, agosto 02, 2010 at 9:38 AM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário