Vilnius, um típico centro histórico medieval dos Bálticos  

Posted by carlos in

Depois da desagradável espera na estação de Varsóvia, finalmente cheguei à capital Lituana, onde fiquei neste albergue. Nada poderia ser mais típico do que estar pelos Bálticos no inverno, toda a paisagem branca e rios congelados por onde quer que se olhasse. Esses três pequenos países têm aquele ar bucólico, um belíssimo centro histórico medieval de um lado, moderno centro atual de outro. Apenas se colocar a caminhar por suas cidades já é garantia de bons fluidos, sem contar uma certa atmosfera ´exótica` por serem ainda tão pouco conhecidos desde que reemergiram vinte anos atrás após a queda do Comunismo.

Vilnius, na confluência dos rios Vilnia e Neris, é a maior cidade Lituana com cerca de 600 mil moradores, 20% do total do país. O primeiro registro da cidade data de 1323, quando o Grão-Duque Lituano enviou cartas à Alemanha, ao Papa, e à comunidades Judias abrindo a cidade a colonos imigrantes, já àquela época mencionada como capital. O século XVI viu o pico da cidade durante a Liga Polônia-Lituânia, habitada por colonos que passaram a vir de toda parte, trazendo uma complexa mistura de culturas. As guerras travadas no século XVII, além da peste e de incêndios, massacraram a cidade, que só veio a reflorescer no século XIX. Após a partilha da Liga, Vilnius caiu em mandato Russo, que destruiu os muros da cidade (concluídos em 1522), dos quais apenas o Portao Aurora restou.

No século XX a cidade passou de mãos inúmeras vezes. Pouco antes da independência Lituana em 1918, Vilnius foi invadida pelos Alemães em 1915 na primeira guerra. Logo após 1918, a Polônia a anexou reclamando direitos dos tempos da Liga; em 1920 um acordou cedeu Vilnius a Lituânia, mas no mesmo ano a Polônia a invadiu e a retomou, mantendo controle até a segunda guerra quando foi invadida pela Alemanha. Foi então cedida aos Soviéticos em 1939 no acordo de partilha da Polônia, invadida pela Alemanha em 1941 (que aniquilou 95% dos Judeus da cidade) e reconquistada pelos Soviéticos em 1944, tornando-se a capital dessa nova República Soviética. Novamente capital de uma independente Lituânia em 1991, a demografia de Vilnius reflete tudo o que a cidade passou pelo século XX; hoje são 58% Lituanos, 19% Poloneses, 14% Russos.

O centro antigo de Vilnius tem ares Barroco, Gótico e Neoclássico, desde a praça central até o palácio real, o centro do Grão-Ducado que data do século XV e que foi demolido em 1801 pelos Russos (parte está em reconstrução). Seus principais pontos são o town hall, a catedral e sua torre, o castelo inferior e as ruínas do castelo superior (numa colina que dominava a paisagem), o museu nacional, a biblioteca nacional, a torre de Gediminas e a bela panorâmica da colina das Três Cruzes. Continuando, a Catedral, reconstruída inúmeras vezes, era o local de coroação e ainda hospeda as tumbas de Reis e Heróis Lituanos; o Portão Aurora e as ruínas do muro, a Universidade de Vilnius (1579), mais velha e maior do pais, fechada quando o país estava em controle invasor e que tanto carrega da história nacional; o atual palácio presidencial (século XIV), a catedral ortodoxa Theotokos (1346), erigida antes da cristianização do país; a igreja gótica de Santa Ana (1500).

Outros pontos interessantes para além do centro histórico são o moderno distrito de Snipiskes, cruzando-se o rio Neris, enquanto cruzando-se o rio Vilnia temos o distrito Uzupis, surgido das cinzas do antigo bairro Judeu e hoje um centro boêmio e artístico.

AVISO: Vilnius é a terceira cidade cujas fotos se perderam no assalto que sofri em Jerusalém (detalhes no post daquela cidade, posterior); perdi um mês de fotos sem backup. Para não ficar só na descrição, seguem abaixo alguns links da net, fotos de terceiros.

http://www.tripfoto.com/vilnius/Vilnius/index.html
http://www.galenfrysinger.com/vilnius_lithuania.htm
http://www.tripadvisor.co.uk/LocationPhotos-g274951-Vilnius.html
http://photos.igougo.com/pictures-l638-Vilnius_photos.html



Entre os Bálticos viaja-se de ônibus, trem é menos comum. Pois assim saí de Vilnius à próxima capital, Riga. Sempre com tudo branco e congelante do lado de fora!

This entry was posted on quinta-feira, agosto 05, 2010 at 5:09 PM and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comments

Postar um comentário

Postar um comentário